Finame
Máquinas, equipamentos e veículos

Objetivo

Financiamento para produção e aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, bens de informática e automação que sejam novos, de fabricação nacional e credenciados pelo BNDES

BK Aquisição e Comercialização

1. Financiamento destinado aquisição e comercialização de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, componentes e bens de informática e automação, novos, de fabricação nacional.

2. Aquisição de aeronaves comerciais e executivas, equipamentos agrícolas, bem como aquisição de ônibus, chassis e carrocerias, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques (inclusive semirreboques tipo dolly e afins), carros-fortes e equipamentos adaptáveis a chassis (plataformas, guindastes, betoneiras, compactadores de lixo e tanques).

Obs.: na aquisição de caminhões e itens associados (definidos acima), cuja Beneficiária seja classificada como Micro e Pequena Empresa, pode ser financiado também o seguro do bem e o seguro prestamista, quando contratados em conjunto com os bens.

Esta linha pode ser operacionalizada através das seguintes modalidades:

a) Finame Compradora: financiamento à empresa compradora e usuária final dos bens definidos nos itens 1 e 2 acima.

b) Finame Compradora para Locação: financiamento a empresas cujo objeto social inclua a locação de bens dos itens 1 e 2 acima, desde que não seja empresa de arrendamento mercantil e que o bem financiado não seja destinado à sublocação.

c) Finame Compradora para Comodato: financiamento a empresas que adquirem os bens definidos no item 1 acima e que, pela sua natureza e a critério do BNDES, possam se destinar ao uso de terceiros, mediante contrato de comodato.

d) Finame Fabricante para Comercialização: financiamento à fabricante dos bens definidos no item 1 acima, para que esta possa financiar a comercialização nas mesmas condições, definidas com base nas características da empresa compradora.

e) Finame Componentes: financiamento à fabricante dos bens definidos no item 1 acima, credenciados no CFI do BNDES, para aquisição de peças, partes e componentes, inclusive eletrônicos, de fabricação nacional para incorporação em suas máquinas e equipamentos, bem como desenvolvimento e serviços tecnológicos correlatos. Os fabricantes das peças partes e componentes também devem estar credenciados no sistema do BNDES, para esta modalidade.

BK Produção:

Financiamento a capital de giro destinado ao ciclo de produção de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, componentes e bens de informática e automação, fabricados sob encomenda e com fornecimento contratado com as respectivas compradoras. Essa linha é destinada a Fabricantes que estejam credenciados no CFI do BNDES.

Moderniza BK :

Financiamento à prestação de serviços de modernização, realizada no Brasil, de máquinas e equipamentos instalados no país, com fornecimento contratado com os respectivos proprietários dos bens a serem modernizados.

Esta linha pode ser operacionalizada através das seguintes modalidades:

· Financiamento ao Proprietário: financiamento à empresa proprietária das máquinas e equipamentos a serem modernizados.

*Linha de financiamento disponível de acordo com as condições divulgadas pelo BNDES, passível de alteração sem aviso prévio.